Relampeie!
Vivemos uma época estranha. Não sabemos direito como o mundo vai se comportar no próximo minuto ou na próxima década. Nem sempre podemos contar com aqueles que deveriam nos proteger. Em tempos assim, a ficção fantástica relampeia como força unificadora para três conceitos necessários à sobrevivência: arte, imaginação e ciência.
Nesse momento único, no qual toda a humanidade se une contra um inimigo em comum, é hora de potencializar a vivência globalizada. Os olhos do planeta voltam-se ao Brasil, cenário crucial da pandemia devido a uma gestão autoritária que descumpre deveres constitucionais e ataca o pensamento científico, desmontando programas de pesquisa e esfacelando órgãos públicos. E, se eles não cumprem com suas obrigações básicas, cabe a nós encontrar um pouco de luz em meio ao caos.
Assim surge o Relampeio, festival internacional literário relâmpago que é tanto experimento quanto celebração. Uma faísca de esperança e alívio. Aqui, profissionais do mercado literário doam seu tempo e trabalho na forma de planejamento, organização, divulgação e tradução para compartilhar experiências.
Nomes relevantes do cenário internacional de fantasia e ficção científica conversam com o público sobre suas jornadas e sobre a capacidade de imaginar novos futuros e realidades. Nessa troca, a possibilidade de jogar luz sobre a cena literária brasileira, ainda pouco discutida ou integrada em um panorama global.
Relampeio nasce como força-tarefa: gratuito, trilíngue e aberto ao público, traz também como objetivo arrecadar doações para iniciativas civis de combate à pandemia, responsáveis pela compra de equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e outros itens necessários para profissionais de saúde e população em geral, indicando projetos que estejam recebendo doações entre as entrevistas e incentivando o público a contribuir.
Em tempos atípicos, coloque suas histórias para fora. Grite, chore, lute e resista junto a outras vozes até que toda essa energia se transforme em algo mais forte. Algo que precise ser ouvido. Relampeie.